Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Fair Play?

Anteontem, ou ontem, ou sei lá quanto tempo atrás, só sei que foi pouco, a Fifa resolveu proibir as "paradinhas". Opa, mas não foram bem as "paradinhas", mas sim os "paradões", ou, na sua versão Rycharlysson, "paradonas". "E o que você acha disso, awey", você me pergunta.

Primeiramente, gostaria de dizer que NÃO SOU FAVORÁVEL às paradinhas. Bom batedor de pênalty não precisa disso, de verdade. Ele vai lá, coloca a bola no canto, no ângulo, ou, o batedor ousado, dá aquela levantada na bola como o El Loco fez a pouco tempo, e que, para mim, foi eternizada pelo Marcelinho Carioca.

O grande lance é: Porque proibir um "paradão" e liberar uma "paradinha"? Para mim, isso soa a mais polêmicas e interpretações dúbias no futebol. Como já temos diversas. A FIFA, como órgão regulador do futebol mundial, a meu ver, tem feito um papel muito abaixo do que poderia, pensando na questão da padronização (e atualização) das regras do futebol.

A regra pode parecer clara, como dizem alguns por aí, mas na verdade ela muitas vezes, e esse caso pra mim é mais um, é dúbia. A regra diz que, uma vez começada a corrida, o jogador poderá apenas "fintar" o goleiro na corrida, e que, ao iniciar o chute, ele não pode mais parar. A questão é: ONDE ACABA A CORRIDA E COMEÇA O CHUTE? Parece simples, mas se pensarmos mais atentamente, é muito complicado. Lembremos da paradinha do Pelé, que é a referência para a permissão de paradinhas. Muitas vezes ele fintava na corrida, dando uma atrasada no seu ritmo de ida à bola para deixar o goleiro confuso. Mas também corria, fincava o pé esquerdo e SÓ AI ele dava uma paradinha, atrasando um pouco o chute com a perna direita. E ai, ele fintou na corrida ou no chute???

É muito complicado. É como a regra da mão, por exemplo. Como o juiz vai avaliar a intenção do jogador? E a regra do impedimento que, apesar de ser muito bem definida, é extremamente passível de erro pelo corpo arbitral do jogo, pelas sutilezas que permite (jogador em condição legal por 5cm, por exemplo). Só o Tira Teima da Rede Bobo que vê mesmo.

A própria regra do pênalti, em suas outras definições. Nós vemos em todos os jogos os goleiros se adiantarem, as áreas serem invadidas, e o pênalti segue valendo.

Sem falar naqueles juízes sem critérios (para não falar desonestos) e que aplicam diferentemente as mesmas regras para os times que lhe são simpáticos ou não, muitos deles INTEGRANDO o quadro da Fifa.

Ao invés de "legislar" dubiamente sobre as regras, a FIFA deveria se preocupar mais em fiscalizar não só os árbitors de seus quadros, mas também as entidades reguladoras do futebol ao redor do mundo.

Mas é claro, é mais bonito "defender" os goleiros, levar a copa para a África, colocar cartazes "Fair Play" nas laterais dos campos... Ser severo na copa, onde todos os 207 países filiados (mais do que a ONU, que tem 191) estão de olho... Fingir ser séria "cobrando" estádio e medidas de países como África do Sul e Brasil. Sejamos sinceros, sério mesmo seria nunca fazer uma copa no Brasil, embora eu seja um dos mais empolgados com esta copa aqui. Mas isso é política, isso é imagem, isso é marketing, isso é interesse. Isso é o retrato desse mundo aí, onde pode "paradinha" mas não pode "paradão". Onde a "moralidade" aparece só quando interessa.

E se alguém ai ficou na dúvida sobre a diferença entre "paradinha" e "paradão", me pergunte que eu esclareço!

4 comentários:

  1. A FIFA que vá tomar no cú ! porque a paradona, ou a paradinha, ou as duas, são anti-jogo ? Amigo, azar do goleiro! Ontem mesmo tava vendo uma reportagem sobre isso no globo esporte. Nos primordios do futebol o penalte era meio gol, os goleiros nem pulavam. porém com o passar do tempo os goleiros começaram a ficar mais espertos e,treinando, conseguiram diminuir a vantagem do batedor (que eu considero que tem sim que ter vantagem, afinal ele foi derrubado em vias de fato de fazer o gol!) até o ponto de ocorrer o que ocorreu no palmeiras e atletico goianiense. Ae então vem a FIFA proibir essa finta ? O goleiro pula porque quer ! Estao invertendo td ! estão passando a vantagem p/ o time que fora desleal, que derrubou o jogador adversario c/ reais condições de gol! isso é Fair play ? cada vez mais estão nos tirando a principal blz do futebol que são os dribles e fintas! Está td muito errado! Ludibriar o goleiro antes de ser derrubado é permitido, por que que na hora da penalidade não o é ?

    ResponderExcluir
  2. Belo post meu amigo Vivi, mas acho que foi arrogante em se comparar com o Awey.

    Quanto a paradinha eu acho que não faz a menor diferença, o próprio pivete da vila provou que perde-se pênalti de qualquer jeito. Então acho que parar, seguir, virar cambalhota, dar voadora no goleiro, etc tá valendo desde que não seja injusto. Como o JVictor falou, no dia que um goleiro ficar na dele e pular depois q o cambocrim chutar nego para de palhaçada. Aposto q o pivete da vila depois da vergonha q passou vai pensar duas vezes antes de usar dessa firula.

    ResponderExcluir
  3. Jamais me compararei, foi só uma piada.

    ResponderExcluir
  4. Eu concordo com o João: o goleiro não está numa quermesse: ele tá lá pagando o pato pelo seu time, que cometeu a infração máxima do futebol e ponto final.

    Eu acho na verdade que isso vai ficar que nem a velha história do goleiro se adiantando... ninguém vai marcar e vai ficar por isso mesmo.

    ResponderExcluir